Gerações de computadores - Parte 1

Este post tem a finalidade de apresentar as principais características das duas primeiras gerações de computadores, para que seja possível realizar comparações e perceber a diferença entre elas.

Exemplo de válvula eletrônica
    A primeira geração é caracterizada pelo uso de válvulas. Eram grandes, lentas, caras, aqueciam muito e após poucas horas de uso queimavam e precisavam ser trocadas, o que encarecia a manutenção das máquinas. As válvulas assemelham a uma lâmpada incandescente no sentido de que são tubos de vidro selados a vácuo e preenchidos com algum gás para ajudar na condutividade de elétrons.
 



Exemplo de cartão perfurado, método de armazenamento
utilizado pelo ENIAC, computador de primeira geração
Durante essa geração os computadores eram usados somente no meio militar e científico, a programação era feita em linguagem de máquina e os dados eram armazenados em cartões perfurados ou fitas magnéticas, perto do final da geração.






Exemplo de um Transistor moderno.
  Na segunda geração, as válvulas foram substituídas por transistores. Muito menores, desperdiçavam menos energia pois geravam menos calor enquanto desempenhavam o mesmo papel das válvulas, que é servir de interruptor de sinais elétricos. Assim como seu novo componente fundamental, os computadores também se tornaram menores, mais rápidos e mais econômicos se tratando de consumo energético. Nessa geração também foram apresentados os conceitos de CPU, dispositivos de entrada e saída e de linguagem de programação, que deixou de ser feita em linguagem de máquina e passou a ser feita em linguagens como o Fortran e o Assembly.


Exemplo de um circuito integrado moderno
A terceira geração tem como principal avanço tecnológico o uso dos circuitos integrados, chips de silício que agrupam diversos transistores, diodos, resistores e outros componentes eletrônicos. A quantidade de transistores num circuito integrado define a sua escala de integração, que nessa geração variava entre pequena e média escala, sendo representadas pelas siglas SSI e MSI (Small Scale Integration e Medium Scale Integration).




TRS-80, computador de terceira geração


  Assim como o último salto de geração, a entrada na terceira geração de computadores trouxe mais uma diminuição no custo e no tamanho dos computadores. Apesar de ainda não serem baratos o bastante para se popularizarem no ambiente doméstico, já não tinham uso exclusivamente militar ou científico e eram usados em empresas e universidades menores.

Comentários